feat0

Another Post with Everything In It

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Curabitur quam augue, vehicula quis, tincidunt vel, varius vitae, nulla. Sed convallis orci. Duis libero orci, pretium a, convallis quis, pellentesque a, dolor. Curabitur vitae nisi non dolor vestibulum consequat.

Read More
feat2

A Post With Everything In It

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Curabitur quam augue, vehicula quis, tincidunt vel, varius vitae, nulla. Sed convallis orci. Duis libero orci, pretium a, convallis quis, pellentesque a, dolor. Curabitur vitae nisi non dolor vestibulum consequat.

Read More
feat3

Quotes Time!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Curabitur quam augue, vehicula quis, tincidunt vel, varius vitae, nulla. Sed convallis orci. Duis libero orci, pretium a, convallis quis, pellentesque a, dolor. Curabitur vitae nisi non dolor vestibulum consequat. Proin vestibulum. Ut ligula. Nullam sed dolor id odio volutpat pulvinar. Integer a leo. In et eros

Read More
feat4

Another Text-Only Post

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Sed eleifend urna eu sapien. Quisque posuere nunc eu massa. Praesent bibendum lorem non leo. Morbi volutpat, urna eu fermentum rutrum, ligula lacus interdum mauris, ac pulvinar libero pede a enim. Etiam commodo malesuada ante. Donec nec ligula. Curabitur mollis semper diam.

Read More
feat5

A Simple Post with Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Sed eleifend urna eu sapien. Quisque posuere nunc eu massa. Praesent bibendum lorem non leo. Morbi volutpat, urna eu fermentum rutrum, ligula lacus interdum mauris, ac pulvinar libero pede a enim. Etiam commodo malesuada ante. Donec nec ligula. Curabitur mollis semper diam.

Read More

Saiba como bloquear sites, evitar pragas e acelerar sua navegação

Alterações no arquivo de hosts podem resolver problemas.
Você pode participar enviando suas perguntas.

Para que um computador conectado à internet consiga acessar um endereço como g1.globo.com, ele usa um sistema chamado DNS, “traduzindo” isto em um endereço IP - número que identifica o servidor responsável pelo site que ali se localiza. Antes de existir o DNS, havia poucos sites e a “tradução” era feita pelo próprio computador, usando o arquivo “hosts”, que é, basicamente, uma tabela de sites e seus respectivos endereços.


O arquivo hosts ainda está presente em todos os sistemas operacionais. Ele vem praticamente em branco, mas é possível adicionar “traduções” personalizadas ali. O sistema preferirá usar o arquivo hosts a consultar o DNS e, com isso, é possível usá-lo para redirecionar ou bloquear sites. Vírus também podem usá-lo maliciosamente e, para saber se você está infectado com uma praga desse tipo, basta abrir o arquivo hosts e verificar.

>>>> Localização e formato do arquivo hosts

Sistema Localização
Windows 9x/ME
C:\WINDOWS\hosts
Windows XP/Vista C:\WINDOWS\system32\drivers\etc\hosts
OS X / iPhone / iPod /private/etc/hosts
Linux /etc/hosts
Symbian C:\system\data\hosts
Symbian 3rd Edition C:\private\10000882\hosts

O arquivo hosts, como aparece na tabela ao lado, não tem extensão de arquivo. Em outras palavras, a tabela não indica uma pasta, mas, sim, a localização completa do arquivo em si.

A maneira mais fácil de abrir o arquivo, no Windows 2000 e versões mais recentes, é usando o comando Executar, disponível no menu Iniciar. (Em qualquer versão, mas especialmente no Windows Vista, no qual ele não consta por padrão, o Executar pode ser aberto usando a combinação tecla Windows+R.) O seguinte comando deve ser digitado (ou você pode simplesmente copiar e colar):

notepad %WINDIR%\system32\drivers\etc\hosts

“Notepad” é o Bloco de Notas. O arquivo hosts é um arquivo de texto simples, então o melhor programa para se usar é um editor como o Bloco de Notas. “%WINDIR%” é uma variável que indica o caminho da pasta Windows. Ela será “traduzida” para C:\WINDOWS ou seja qual for o local onde você instalou o sistema operacional. Estamos usando essa variável para que mesmo aqueles que instalaram o Windows em local diferente possam usar o mesmo comando.

Quando o arquivo for aberto, você deverá ver a tela ao lado. Nela, já é possível perceber qual é o formato do arquivo hosts. Primeiro temos o endereço IP e, ao lado, depois de um espaço, o nome correspondente. O espaço pode ser o simples (apenas uma ou mais barras de espaços) ou o “TAB” (conseguido com a tecla de mesmo nome).

Por padrão, o hosts tem apenas uma informação para traduzir o nome “localhost” para o endereço IP 127.0.0.1. Esse endereço IP, chamado de “loopback”, é o endereço que a máquina pode usar para se conectar nela mesma. Não é um IP válido fora do próprio computador.

Você pode adicionar registros para redirecionar ou bloquear endereços. Não é recomendado o uso para redirecionamentos, a não ser que você realmente saiba o que está fazendo, mas veremos mais sobre isso logo abaixo.

Para bloquear, basta relacionar o IP nulo, 0.0.0.0, ao site que você deseja bloquear. Por exemplo, o bloqueio do Orkut ficaria desta forma:

# Bloqueio Orkut
0.0.0.0 orkut.com.br
0.0.0.0 orkut.com
0.0.0.0 www.orkut.com.br
0.0.0.0 www.orkut.com
0.0.0.0 m.orkut.com.br
0.0.0.0 m.orkut.com

A linha com “#” no início é um comentário, útil para demarcar espaços no arquivo e para que você lembre o motivo que o fez adicionar aquelas linhas. As demais linhas relacionam o IP nulo com os endereços do Orkut, bloqueando-o. Note que não é possível bloquear páginas específicas por este meio, mas apenas domínios (sites) inteiros.

Clicando com o botão direito é possível selecionar a opção para executar um programa com direitos administrativos no Windows Vista

Basta adicionar o conteúdo acima, salvar o arquivo (em alguns casos é também preciso reiniciar o computador). O Orkut deverá estar inacessível.

Nota – Se o Controle de Contas de Usuário (UAC) do Windows Vista estiver ativado, é preciso abrir o Bloco de Notas com direitos administrativos, conforme pode ser visto na tela ao lado. Depois, basta abrir o arquivo hosts navegando até a pasta “etc” indicada na tabela acima. Como o arquivo não tem extensão, ele pode não aparecer; é preciso trocar o tipo de arquivo na janela para “Todos os arquivos” em vez de “Documentos de texto”.

Se isso não for feito, o Bloco de Notas não irá conseguir salvar o arquivo, porque não terá a permissão adequada. A coluna não recomenda que o UAC seja desativado.

>>>> Arquivos hosts prontos para uso
Existem na internet vários arquivos hosts prontos para uso que bloqueiam sites maliciosos, propagandas e outros elementos indesejados. Alguns vêm com programas de instalação e atualização. Outros você precisa copiar e colar manualmente em cima do arquivo hosts padrão do Windows.

Dois exemplos populares são o MVPs Hosts e o hpHosts. Ambos são especializados no bloqueio de sites maliciosos e propagandas, protegendo seu computador e acelerando sua navegação por meio do arquivo hosts."

>>>> Redirecionamentos
Como o arquivo hosts relaciona um endereço IP com um site, ele pode ser usado para redirecionamentos, inclusive maliciosos. Um ataque com o mesmo efeito do envenenamento de cache, já explicado pela coluna Segurança para o PC (aqui e aqui), pode ser realizado por meio do hosts. Para isso, o criminoso deve plantar um arquivo hosts contendo os redirecionamentos maliciosos. Isso é feito, geralmente, com o uso de e-mails fraudulentos contendo pragas virtuais.

Foto: Reprodução

Comandos 'nslookup' e 'ping' no Prompt de Comando do Windows retornarão resultados diferentes se o arquivo hosts for modificado (Foto: Reprodução)

Se você nunca modificou seu arquivo hosts e, ao abri-lo, verificar a presença de vários endereços de bancos, é possível que seu computador esteja infectado. Vale mencionar, porém, que alguns bancos relacionam fixamente um endereço IP no hosts para protegerem-se de envenenamento de cache. Nos casos se infecção, geralmente será possível perceber que os IPs relacionados com os endereços são sempre iguais, porque, ao contrário do banco, o criminoso coloca todos os sites falsos num mesmo servidor.

Outra indicação de infecção é a presença de registros relacionados a empresas antivírus. Muitos vírus adicionam sites de antivírus no hosts, relacionando-se com o IP 0.0.0.0 ou 127.0.0.1, tornando-os inacessíveis. Isso pode impedir, por exemplo, a atualização do seu antivírus.

>>>> Lentidão com arquivos hosts grandes

É preciso desativar o serviço 'Cliente DNS' se o sistema ficar muito lento devido a um arquivo hosts muito grande

Em alguns casos, um arquivo hosts muito grande causará lentidão no sistema nos Windows 2000, XP e Vista. Isso pode ser resolvido desativando-se o serviço “Cliente DNS”. Para fazer isso, abra o Executar (Iniciar > Executar, ou Windows+R), digite services.msc e clique em OK.

Na lista, procure o “Cliente DNS”. Clique com o botão direito nele e vá em Propriedades. Clique em “Parar” e depois troque o “Tipo de inicialização” para Desativado.

A coluna de hoje fica por aqui. Na quarta-feira (6) é dia de pacotão de respostas. Deixe sua dúvida ou sugestão de pauta sobre segurança da informação nos comentários, abaixo. Até lá!

Currently have 0 comentários:


Leave a Reply